Livro


Estudos de Direito Penal Tributário 1ª Edição (jun./2002) - Hugo de Brito Machado


Com sólido apoio nos conceitos da melhor doutrina, nacional e estrangeira, como se pode verificar da vasta bibliografia citada, o autor disponibiliza estudos doutrinários das mais importantes questões até agora suscitadas no âmbito do Direito Penal Tributário e do Direito Processual Penal em matéria de crimes contra a ordem tributária.

O Prof. Hugo de Brito Machado costuma dizer que os tributaristas geralmente não se interessam por questões do Direito Penal e que os penalistas geralmente não se interessam pelo Direito Tributário, decorrendo daí certa dificuldade na abordagem desses temas, para a qual se fazem necessários conhecimentos dessas duas importantes áreas do Direito. Dificuldade que tem levado advogados a trabalhar em conjunto, um penalista e um tributarista, quando a causa diz respeito a crimes contra a ordem tributária, e que este livro certamente vai ajudar a superar, prestando-se como elemento de ligação entre essas duas importantes áreas do conhecimento jurídico.

A crítica séria e construtiva à jurisprudência, especialmente do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, também merece destaque nesta obra, posto que o autor sempre se reporta ao entendimento jurisprudencial, seja com o aplauso ou com a crítica, que enseja a reflexão.


Editora Atlas - Série Leituras Jurídicas - 1ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 258p .

I. Sumário